Para que a farmácia tenha boa lucratividade é necessário que haja um adequado controle de estoque de mercadorias. Tanto a falta de mercadorias, quanto o excesso delas podem ter impactos negativos para a farmácia. No caso da falta de mercadorias, serão perdidas vendas, pois o produto não está disponível, enquanto no excesso de uma mercadoria com baixa saída, pode levar a perda do produto por conta do prazo de validade. Por conta disso, é importante que a farmácia tenha um bom gerenciamento de estoque.
Não apenas o proprietário da farmácia, mas todos os colaboradores devem ter ciência de quanto cada produto contribui para o lucro do estabelecimento, pois cada um possui uma rentabilidade diferente. Assim, deve-se ter em mente que a quantidade total de vendas não é o único fator responsável pelo sucesso financeiro da farmácia.
A seleção dos itens que irão compor o estoque da farmácia é de extrema importância, sendo que os medicamentos devem ter um foco especial, devido à grande variedade de produtos que existe no mercado. Um único princípio ativo pode ser apresentado como medicamento referência, similar e genérico, sendo produzidos por diversos laboratórios. Além disso, também pode possuir diferentes apresentações e formas farmacêuticas. Portanto, é necessário que haja uma seleção adequada para saber qual produto comprar, a quantidade que deve ser comprada e a periodicidade das compras.
Para isso, é necessário conhecer os clientes que frequentam a farmácia, se são idosos, jovens, se são apenas pessoas de passagem ou da própria região. Além disso, a localização do estabelecimento também é importante, pois também podem definir o público que irá frequentar a farmácia, como por exemplo se a farmácia for próxima a uma clínica oftalmológica, muito provavelmente os pacientes que sairão da clínica com receitas médicas irão passar na farmácia, devido a proximidade. Por conta disso seria interessante reforçar o estoque de alguns colírios ou pomadas prescritas pelos médicos desta clínica.
Outro fator a ser considerado é a sazonalidade dos produtos. De acordo com a estação do ano, alguns tipos de doenças ocorrem com mais frequência, como por exemplo no inverno ocorrem mais resfriados e infecções de garganta, enquanto que na primavera há um aumento nos casos de alergia. Por conta disso, é interessante reforçar o estoque dos produtos de acordo com a época específica do ano.
O gerenciamento do estoque é baseado na quantidade prevista que o produto será consumido e na real demanda do produto. Com base nisso, são gerados parâmetros de compra, os quais são utilizados para a manutenção dos níveis de estoque. Devido a frequência que estes dados precisam ser atualizados, recomenda-se o uso de softwares que já façam os cálculos.
Projeção: tem como base a quantidade vendida no período (mês, ano) anterior e acreditasse que as vendas do próximo período irão evoluir da mesma maneira.
Explicação: Através de cálculos de diferentes variáveis conhecidas e previsíveis, tenta-se explicar as vendas do passado.
Predileção: Colaboradores que já possuem conhecimento dos fatores de influência nas vendas dos produtos e no mercado estabelecem a maneira que as vendas irão evoluir naquele ano.
Quantitativa: Tem como base informação objetiva como relatórios, contagens e registros que irão dar a quantidade que foi vendida em determinados períodos. Além disso, leva em consideração condições que podem impactar a demanda como crescimento populacional, variações da economia e influência de propagandas.
Qualitativa: A previsão é baseada em informações subjetivas como opiniões e pesquisa de mercado.
Para saber a variedade de itens que se deve ter no estoque e quais deles são mais importantes para a farmácia, pode ser usada a curva ABC, a qual se baseia na classificação do estoque em categorias A, B e C. No cálculo para obter esta curva, são utilizados dados de venda média diária de cada produto.
Categoria A: Nesta categoria ficam os produtos com alto retorno e alta rotatividade, sendo os mais importantes. Garantem cerca de 70% do faturamento e ocupam até 20% do estoque. Por conta disso, todos os colaboradores devem ter ciência da importância desses produtos, pois possuem boa margem de lucro de vendas para a farmácia.
Categoria B: Nesta categoria estão os produtos intermediários, os quais possuem retorno e rotatividade médios. Correspondem a até 20% do faturamento e ocupam cerca de 20% do estoque. Deve-se prestar atenção nesta categoria para que não falte produto, o que poderia impactar negativamente o volume de vendas da farmácia.
Categoria C: Os itens menos importantes, em termos de vendas, estão nesta categoria. O faturamento é de apenas 10% e ocupam cerca de 70% do estoque. Apesar da grande quantidade, o valor que possuem é inexpressivo comparado ao valor total do estoque.
Abaixo está um exemplo de curva ABC
Estoque de segurança: Consiste na quantidade mínima de produto que deve ter na farmácia a fim de assegurar que não falte produto, mesmo quando ocorrerem imprevistos como atraso no reabastecimento de produtos
Para definir a quantidade do seu estoque mínimo é necessário saber quanto tempo leva para o produto chegar a farmácia depois de feito o pedido ao distribuidor e a venda média diária do produto. O cálculo deve ser feito como no exemplo abaixo:
Venda média diária=2
Tempo para entrega do pedido=2dias
Cálculo: Venda média diária x Tempo para entrega do pedido = estoque mínimo
2×2=4
Portanto a farmácia precisa ter 4 unidades na farmácia, quando for realizar o pedido de reposição. Sendo o seu estoque mínimo.
Estoque máximo: É a maior quantidade de estoque permitido. Para estabelecer esta quantidade deve-se levar em consideração o espaço físico, prazos de validade e a rotatividade do produto.
VNSP indicará como está o atendimento em relação ao estoque.
A VNSP é calculada da seguinte forma:
Estoque = (Estoque atual / Venda Média Diária) = dias.
O resultado obtido será o número de dias necessários para o término do estoque. Quando o resultado for acima de 10 dias, o estoque máximo do produto deve ser redefinido.
Atualmente, as farmácias não possuem estoques máximos superiores a 15 dias, exceto em casos que a frequência de abastecimento seja maior do que uma semana.
O bom gerenciamento do estoque é de extrema importância para que o excesso de produtos não reverta em prejuízo, enquanto a falta não comprometa as vendas.
Hoje em dia existem diferentes softwares disponíveis no mercado que facilitam a gestão do estoque da farmácia. Pesquise e informe-se qual seria o melhor para o seu negócio.
No Brasil, apenas estabelecimentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária podem comercializar medicamentos. Tais estabelecimentos são as farmácias e drogarias, as quais precisam atender todos as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes para obter a documentação necessária para o seu funcionamento. A farmácia é um estabelecimento de saúde, onde é realizada a promoção à saúde para a população. Neste local os pacientes vão em busca de produtos que poderão prevenir doenças assim como reestabelecer a sua saúde. Também procuram a orientação sobre o uso dos medicamentos, tendo o farmacêutico papel fundamental nesta atividade, através da assistência e atenção farmacêutica. Toda farmácia deve ter um farmacêutico responsável técnico, para garantir que a venda dos medicamentos está sendo feita de maneira correta. No entanto, na farmácia não há apenas a venda de medicamentos, mas também de outros produtos que estão relacionados a saúde e o bem-estar tais como vitaminas, filtros solares e produtos de higiene. Neste módulo iremos aprender um pouco mais sobre a farmácia e os produtos que podem estar presentes neste estabelecimento.
A principal função do farmacêutico dentro da farmácia é orientar os pacientes em relação ao uso correto dos medicamentos de forma a beneficiar o seu tratamento. Dessa forma, o farmacêutico deve escutar as dúvidas dos clientes de forma calma e prestativa para que seja possível sanar todas as dúvidas que o paciente possa ter. Afinal o último contato do paciente com um profissional da saúde, antes de iniciar o tratamento, é com o farmacêutico. Além disso, o farmacêutico deve garantir que o uso racional do medicamento, ou seja, orientar adequadamente a automedicação e também informar os momentos onde não há necessidade estar fazendo uso do medicamento.
Dentro das farmácias também podem ser oferecidos os serviços farmacêuticos, desde que tenham estrutura adequada para a sua realização e atendam as normas sanitárias. Estes serviços devem ser feitos pelo Farmacêutico, o qual é o profissional qualificado para a sua realização. Os serviços mais comuns prestados são a aplicação de injetáveis e a verificação de pressão arterial.
O farmacêutico possui papel fundamental na promoção a saúde dos pacientes, sendo de extrema importância o cuidado, a atenção e a orientação no momento da dispensação dos medicamentos para que a melhora na qualidade de vida do paciente seja alcançada.
Farmácia – Neste estabelecimento pode ser feita a venda de medicamentos industrializados, insumos farmacêuticos e correlatos como produtos de higiene pessoal ou de ambientes e cosméticos. Também compreende o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, dentre elas as de medicamentos homeopáticos, desde que tenha farmacêutico responsável habilitado em homeopatia. Além disso podem ser estabelecimentos de dispensação ou de atendimento privativo em unidade hospitalar.
Drogaria – É o estabelecimento onde é realizado a dispensação de medicamentos industrializados, insumos farmacêuticos e correlatos tais como cosméticos, perfumes e produtos de higiene em suas embalagens originais. Na drogaria não são feitas manipulações de fórmulas magistrais e nem oficinais, inclusive homeopáticas.
Forma farmacêutica é a forma física que o medicamento possui em sua apresentação, podendo ser classificada como sólida, líquida, semissólida e gasosa. A seguir serão descritas as principais formas farmacêuticas disponíveis nas farmácias.
Cápsula – Possui o princípio ativo e seus excipientes dentro de um invólucro, que geralmente é composto por gelatina, solúvel e que pode ser duro ou mole. As cápsulas podem ter formatos, cores e tamanhos variados.
Comprimidos – Os comprimidos são produzidos através da compressão de seus componentes. Este processo de compressão que é o responsável por dar a forma, o tamanho e a dureza dos comprimidos. Esta forma farmacêutica pode ter diferentes tamanhos, cores e formatos. Também podem apresentar marcações na sua superfície.
Drágeas ou comprimidos revestidos – Os comprimidos são revestidos por uma fina camada polimérica, que pode ter a função de proteger o princípio ativo da umidade ou do ar, reduzir o sabor desagradável que ele possui ou melhorar a sua aparência. Os revestimentos também podem ser utilizados para alterar velocidade de liberação do princípio ativo, neste caso os comprimidos recebem o nome de comprimido revestido de liberação prolongada ou comprimido revestido de liberação retardada.
Pílula – Possui forma arredondada e deve ser ingerida sem mastigar.
Solução – é uma forma farmacêutica límpida e homogênea que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos no solvente adequado, que pode ser água ou álcool. Também pode ser a mistura entre líquidos miscíveis.
Suspensão – Neste caso, as partículas sólidas do princípio ativo estão dispersas no líquido, dessa maneira não estando solúveis no meio. Devido a isso é necessária a agitação da suspensão antes de utilizar a medicação, para garantir a homogeneidade da dose a ser tomada.
Xaropes – O princípio ativo é dissolvido em líquido aquoso com alta viscosidade, o qual deve conter quantidade mínima de 45% de sacarose ou outros açúcares. Nos xaropes são, frequentemente, utilizados aromatizantes e corantes. A sua alta quantidade de açúcar mascara o sabor desagradável do princípio ativo, o que facilita o seu uso, principalmente, por crianças.
As formas farmacêuticas líquidas também podem ser utilizadas para:
Cremes – Consiste em uma emulsão formada pela mistura entre uma fase oleosa e uma fase aquosa. Os cremes podem ter mais de um princípio ativo que podem estar dissolvidos ou dispersos em qualquer uma das fases. É utilizada na na pele ou nas membranas mucosas.
Pomada – Consiste na dispersão do princípio ativo em uma base semissólida, geralmente oleosa. O seu uso deve ser feito na pele ou nas membranas mucosas. As pomadas permanecem maior tempo sob a pele, fazendo a proteção e a lubrificação da pele.
Aerossóis – O princípio ativo que pode ser um líquido (suspensão ou solução) ou um sólido é embalado sob pressão em uma embalagem contendo gás propelente. A liberação do conteúdo ocorre, quando o sistema adequado de válvulas é ativado. Para a isso, aparelhos específicos como nebulizadores e vaporizadores devem ser utilizados.
Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Definições Técnicas. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/conceito.htm#1.10
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária – GPROP Projeto educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso racional de medicamentos. Caderno do professor/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Anvisa, 2007.
Brasil. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos , 1a Edição / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.
A maneira que é disposto os produtos dentro de uma farmácia tem influência direta na compra pelo consumidor. Além disso, é importante que o ambiente da farmácia, além de transparecer saúde, acolha os clientes. Para isso, é ideal que o local seja organizado, aconchegante e que chame a atenção dos clientes. Com isso, a experiência de compra do cliente se tornará mais agradável. Afinal, as pessoas, geralmente, vão a farmácia porque estão com algum problema e não estão muito felizes de estarem indo até lá.
A disposição correta do mobiliário na farmácia possibilita a boa circulação dos clientes. Além disso, uma boa distribuição, permite a maior visibilidade das promoções e dos produtos, principalmente aqueles mais procurados pelos clientes. Com o tempo, a melhor distribuição do mobiliário e dos produtos pode ser aperfeiçoada, sendo aprimorada a experiência de compra do cliente na farmácia o que poderá refletir no aumento das vendas.
O espaço físico ideal para uma farmácia é o retangular (proporção 3:2), pois dessa ,maneira a organização das gôndolas e balcão pode ser realizada de modo que facilite a circulação dos clientes pela farmácia. Além disso, com este tipo de espaço é possível distribuir o mobiliário e os produtos de forma que os clientes possam visualizar, facilmente, os produtos e as promoções.
Os balcões, preferencialmente, devem ser curtos para que seja possível otimizar o tempo do atendimento. Em relação as gondôlas, elas precisam estar disposta de maneira ordenada, sempre tendo em mente, a maneira que será feita a circulação dos clientes pela loja.
Presença de portas grandes e de vidro que possibilitem a visualização do interior da farmácia pelas pessoas que estão do lado de fora. Isto pode atrair as pessoas por verem alguma promoção ou produto de interesse dentro da farmácia.
A distribuição estratégica de produtos na farmácia, como por exemplo, a presença de produtos promocionais ao lado da balança e do lado do caixa, irão promover melhor visibilidade destes produtos.
Distribuição das gôndolas que dificulte a passagem dos clientes, como por exemplo, deixando um corredor estreito entre elas. Gôndolas concentradas em apenas uma área da farmácia, deixando espaço útil sem uso.
Presença de balcões longos, pois reduzem a velocidade do atendimento, já que o profissional da farmácia precisa estar se locomovendo por ele para realizar os atendimentos.
Alocar produto sem relação juntos, como por exemplo colocar na mesma gôndola produtos de higiene pessoal e alimentos. Além disso, não deixar de maneira de fácil visualização pelos clientes dos produtos em promoção.
Neste tipo de layout, a maioria dos produtos, incluindo os de higiene, beleza e de venda livre (OTC) ficam dispostos atrás do balcão. Por conta disso, o cliente precisa recorrer ao profissional da farmácia, quando tem interesse em algum desses produtos. Enquanto que o restante do espaço da farmácia possui poucos produtos expostos para que ocorra o autosserviço pelo cliente. Devido a isso, farmácias tradicionais, geralmente, possuem menor número de venda destes produtos, pois os mesmos não ficam disponíveis como em farmácias que promovem o autosserviço.
Possuem estrutura sofisticada, bonitas e com facilidades como estacionamento e entrega em domicílio. Normalmente, estão situadas dentro de shopping centres ou em bairros bem localizados. Além disso, possuem produtos importados ou diferenciados e uma ampla variedade de cosméticos e produtos de cuidados pessoais.
Trabalha com o sistema de autosserviço, onde a maioria dos produtos está disposta na farmácia para que o próprio cliente pegue os produtos de interesse, proporcionado maior contato entre o cliente e produto. Geralmente, os atendentes da farmácia não ficam apenas no balcão, mas sim pelo salão da farmácia prestando assistência aos clientes sempre que necessário. Também contam com ações para atrair consumidores, como por exemplo, o cartão fidelidade e promoções de aniversário. Normalmente, há uma matriz que realiza as decisões, enquanto as filiais possuem pouca autonomia.
Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil, tem como principal objetivo promover o acesso pela população aos medicamentos utilizados para as doenças mais comuns entre os cidadãos brasileiros, dentre elas dislipidemia, rinite e também de correlatos como fraldas geriátricas. Este programa permite que os pacientes adquiram os medicamentos e correlatos a um preço menor do que geralmente é comercializado nas farmácias e drogarias, podendo chegar a descontos de até 90%. Além disso, dentro do programa Farmácia Popular há outro programa chamado Saúde Não Tem Preço que visa fornecer medicamentos para o tratamento de hipertensão, asma e diabetes de forma gratuita. Qualquer pessoa pode fazer uso do Programa mediante a apresentação de receita médica com o medicamento ou correlato prescrito por médico particular ou do Sistema Único de Saúde (SUS).
É por onde é realizada a interação de sistemas assim como a comunicação entre diferentes aplicações. É através dele que o sistema da farmácia/drogaria deverá se conectar ao sistema da Farmácia Popular do Brasil.
DATASUS é o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde que possui como objetivo a coleta, o processamento e a disseminação de informações relacionados a saúde, como no caso da Farmácia Popular, aos órgãos pertencentes ao SUS.
Para ser feita a conexão é necessária a criação de um arquivo no formato XML para o Programa Farmácia Popular do Brasil. Além disso, modificações no sistema utilizado para a venda de medicamentos deverão ser feitas para que a requisição da Farmácia Popular do Brasil seja enviada ao Ministério da Saúde, no momento da venda.
Após o cadastramento da farmácia no Ministério da Saúde, a farmácia/drogaria receberá e- mail, contendo usuário e senha. Neste e-mail terá um link, que deverá ser utilizado para a alteração, obrigatória, de senha. Caso o usuário não faça esta alteração, não será possível conectar-se com o sistema.
Em caso de estabelecimentos que usem Proxy e Firewall, deve ser solicitado ao administrador de rede que libere a porta 9443 para acesso ao Sistema Farmácia Popular.
Após a adaptação do sistema ou concentrador da farmácia/drogaria, o mesmo deverá ser homologado junto ao Ministério da Saúde na URL presente no e-mail recebido pelo usuário após o cadastramento da farmácia/drogaria. Para que a homologação ocorra com sucesso, algumas solicitações são feitas, como as descritas abaixo:
Após o processo de homologação da adaptação do sistema, o estabelecimento deverá mandar e-mail conforme as orientações no e-mail recebido no momento do cadastramento. Deve ser aguardado o prazo de 72 horas para que seja estabelecida a mudança para o ambiente de produção e também de que o sistema da farmácia/drogaria está apto a venda dos medicamentos do programa da Farmácia Popular do Brasil.
Finalizado o procedimento acima, a farmácia/drogaria poderá fazer a sua conexão de Web Service com o DATASUS estando habilitado para fazer requisições referentes ao Programa Farmácia Popular do Brasil.
1. Conexão direta: É aquela, onde a conexão entre o sistema da farmácia e o DATASUS ocorre de forma direta sem intermediários.
2. Conexão com concentrador: É quando a conexão é feita através de um concentrador. O concentrador é uma unidade física distinta da farmácia/drogaria a qual solicita autorização de venda subvencionada, podendo ser interno (CPD da matriz de uma rede) ou terceirizado (datacenter, benefit management, etc).
Através do Sistema Farmácia Popular (Sifap), o qual é vinculado ao DATASUS, ocorre o lançamento das vendas dos medicamentos do programa no PDV.
Para cada substância ativa do programa foi definido um valor referencial (VR). Com base neste VR, o Ministério da Saúde subsidia 90% deste valor, sendo o cidadão responsável por arcar com o valor da diferença até o preço de venda. O preço de venda é o valor final cobrado pela farmácia/drogaria pelo medicamento. Quanto menor o preço de venda do estabelecimento, menor será a quantidade que deverá ser paga pelo cidadão.
No caso de medicamentos para o tratamento de hipertensão, asma e diabetes, os medicamentos são fornecidos de forma gratuita aos cidadãos mediante a apresentação de documentação necessária.
Medicamentos para anticoncepção, dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma, osteoporose, rinite, asma, diabetes e hipertensão e fraldas geriátricas estão na lista do programa. Abaixo estão destacados alguns destes medicamentos.
Patologia | Principío Ativo |
---|---|
Dislipidemia | Sinvastatina 10 mg |
Rinite | Budesonida 32 mcg |
Doença de Parkinson | Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg |
Glaucoma | Maleato de Timolol 2,5 mg |
Anticoncepção | Etinilestradiol 0,03 mg + levonorgestrel 0,15 mg |
Hipertensão | Losartana Potássica 50 mg |
Diabetes | Cloridrato de Metformina 850 mg |
Asma | Sulfato de Salbutamol 100 mcg |
A lista completa das substâncias ativas e correlatos que fazem parte do programa Farmácia Popular pode ser visualizada pelo link: http://portalsaude.saude.gov.br
Para a compra dos medicamentos presentes na lista do Programa Farmácia Popular, o consumidor deverá apresentar os documentos originais abaixo:
No caso de pacientes menores de idade, que ainda não possuam CPF, pode ser utilizado o CPF do pai ou da mãe, até que seja providenciado um próprio. Além disso, a identidade civil do responsável legal deve ser apresentada para comprovar que o menor de idade, o qual é titular da receita médica, possui dependência com o representante legal.
No caso de pacientes, titulares da receita, que sejam comprovadamente incapazes ou possuam idade igual ou superior a 60 anos, fica dispensada a obrigatoriedade de presença física. Nestes casos, a venda poderá ocorrer com a apresentação dos documentos abaixo:
No momento da compra do medicamento, o cupom vinculado, contendo Nome, CPF e o número de transação de venda do DATASUS, deverá ser assinado em 2 (duas) vias pelo usuários, sendo que uma via é entregue ao usuário e a outra arquivada por 5 (cinco) anos, junto com o cupom fiscal e as cópias da receita médica e demais documentos do usuário em ordem cronológica de emissão.
No caso de usuários comprovadamente analfabetos, a digital nos cupons vinculados será aceita. Neste caso é recomendado que seja anexada a cópia da identidade para fins de comprovação.
O consumidor pode adquirir quantidade de medicamento suficiente para o tratamento de 1 mês (como no exemplo 01 e 02), sendo necessário retornar à farmácia para nova aquisição a cada 30 dias.
Exemplo 01: Paciente toma 01 comprimido ao dia. Neste caso 1 caixa contendo 30 comprimidos é o suficiente para cumprir o tratamento pelo período de 1 mês.
Exemplo 02: Paciente toma 04 comprimidos por dia. Neste caso serão necessárias 4 caixas contendo 30 comprimidos, sendo um total de 120 comprimidos para realizar o tratamento durante 1 mês.
Referências:
Caixa Econômica Federal – Farmácia Popular. Disponível em: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/farmacia-popular/Paginas/default.aspx.
Certidão negativa do INSS. Receita Federal – débitos relativos a contribuições previdenciárias. Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/cnd/defaultpj.html.
Definição dos valores de referência dos medicamentos do “aqui tem farmácia popular”: http://u.saude.gov.br/images/pdf/2015/junho/17/valores-de-referencia.pdf
Portal da Saúde – DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br/datasus
Portal da Saúde – Dúvidas Frequentes. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco
Portal da Saúde – Programa Farmácia Popular do Brasil. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular
Portal da Saúde – Programa Farmácia Popular. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/347-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l2-farmacia-popular/18070-area-da-farmacia
Portal Farmácia Popular. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/medicamentos/farmacia-popular.
Roteiro para a Solicitação da Participação do Processo de Homologação do Programa Farmácia Popular. Versão 3.0. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Roteiro_para_homologacao.pdf.